O que o mercado diz sobre a experiência do colaborador
Apresento a recente pesquisa da PinPeople, “Panorama da Experiência da Pessoa Colaboradora 2025 | Relatório Anual”, que destaca a realidade do mercado de experiência do colaborador por meio de dados. É o 5º ano do relatório e tenho acompanhado desde o início. E a cada ano a experiência do colaborador é vista como um motor de crescimento nas organizações.
Os dados da pesquisa ressaltam a importância da experiência do colaborador no ambiente de trabalho. Essas informações são fundamentais para entender as tendências atuais no desenvolvimento organizacional. Material que, inclusive, destaquei na minha última newsletter sobre a “Experiência do Colaborador como um diferencial estratégico”! E como essa experiência do colaborador pode influenciar significativamente a cultura e a produtividade da empresa.
Este relatório é resultado do trabalho conjunto das equipes de Ciência de Pessoas e Ciência de Dados, da PinPeople, alinhado a mais de 500 mil colaboradores que contribuíram com suas experiências durante o último ano, abrangendo mais de 170 empresas de diferentes setores. Trabalho que possibilitou a geração de insights sobre como aprimorar a jornada de Employee Experience (EX).
Segundo o CEO da PinPeople, Frederico Lacerda, construir ambientes mais humanos e centrados nas pessoas não é apenas uma questão ética, mas um motor para o crescimento sustentável.
É sobre esses grandes temas que vamos falar!
Importante lembrar que, empresas que colocam o colaborador no centro se destacam no mercado. Como fundadora da Beeable, sou entusiasta da experiência do colaborador, pois acredito que é um pilar essencial para o sucesso organizacional. Valorizar e reconhecer os colaboradores é fundamental para construir um ambiente mais eficiente e engajador.
E se você ainda tem dúvidas sobre a importância disso, continue por aqui!
Antes de seguir com os dados é muito importante exemplificar quais as 3 principais etapas da jornada do colaborador nas organizações:
- Onboarding – Integração eficiente promove engajamento inicial.
- Jornada – Inclui desenvolvimento de carreira, reconhecimento e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
- Offboarding – Uma saída bem gerenciada preserva a reputação da empresa e mantém boas relações.
Sobre a importância de investir nos gestores
O relatório evidencia que colaboradores são mais críticos com seus líderes diretos do que com a empresa. O LNPS (Leadership Net Promoter Score) tem resultados menores que o eNPS (Employee Net Promoter Score) em todas as etapas da jornada, mostrando a necessidade de mais preparo e suporte para lideranças.
Destaques positivos e desafios
- Pontos fortes no eNPS: Motivação e Engajamento (91,3%), Cultura e Valores (91,3%), Carreira e Crescimento (86,6%).
- Pontos fortes no LNPS: Empatia (87,4%), Motivação e Engajamento (91,8%), Desenvolvimento (87,7%).
- Principais dores: Justiça organizacional (67,9%), Feedbacks (54,9%) e Reconhecimentos (76,8%).
Motivação, Engajamento e Desenvolvimento são temas centrais para uma boa experiência
Os comentários ressaltam a “Motivação e Engajamento” e o “Desenvolvimento” como pontos positivos na experiência com a empresa e com a liderança. O engajamento reflete o nível de envolvimento e conexão emocional com a empresa e o trabalho. Esse engajamento é impulsionado por oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e apoio da liderança.
A identificação com a cultura e valores organizacionais é fundamental para esse engajamento. O orgulho de pertencer à empresa também desempenha um papel importante nesse processo. Sentir que está contribuindo de maneira significativa para o negócio traz satisfação. E os relacionamentos interpessoais são essenciais para a motivação.
Já como as principais dores citadas sobre as lideranças estão Feedbacks e Transparência
A ausência de feedbacks claros e de reconhecimento adequado afeta a percepção de justiça entre os colaboradores. Uma comunicação pouco assertiva contribui para agravar os problemas de comunicação e intensifica os desafios na resolução de conflitos. Isso também dificulta a implementação de mudanças necessárias na organização.
O relatório apresenta ainda as 5 principais tendências de EX para 2025
- Promoção de bem-estar – Saúde mental, segurança psicológica e justiça organizacional são prioridades estratégicas.
- Ambiente multigeracional – A chegada da Geração Z exige mais flexibilidade em processos e liderança.
- Uso da Inteligência Artificial – IA otimiza processos, análise de dados e desenvolvimento de talentos.
- Impacto das transformações organizacionais – Mudanças constantes exigem uma gestão atenta para evitar impacto negativo na produtividade.
- Papel estratégico da liderança – EX não é apenas uma função de RH; líderes são fundamentais para engajamento e desenvolvimento de talentos.
As principais tendências para 2025 destacam um futuro cada vez mais dinâmico, onde bem-estar, diversidade geracional, inteligência artificial e gestão eficiente de mudanças serão fatores-chave para garantir experiências mais positivas.
Por fim, podemos afirmar que a experiência do colaborador não é apenas uma tendência passageira, mas um diferencial competitivo essencial para o sucesso organizacional. O relatório da PinPeople reforça a importância de um olhar atento para toda a jornada do colaborador, desde o onboarding até o offboarding, passando por um ambiente que favoreça crescimento, engajamento e bem-estar.
Os dados evidenciam que empresas que colocam as pessoas no centro de suas estratégias colhem resultados expressivos em produtividade, inovação e retenção de talentos. As lideranças desempenham um papel fundamental nesse processo, sendo agentes de transformação para um ambiente mais justo, transparente e motivador.
A grande pergunta é: sua empresa está preparada para criar um ambiente verdadeiramente centrado no colaborador?
O futuro do trabalho depende das experiências que proporcionamos hoje. Vamos juntos nessa transformação?